sábado, 30 de março de 2013

Gestão Social e a Interdisciplinaridade no Serviço Social



Flávia Hilário Cassiano Graduada em Serviço Social – UNITAU –Taubaté-SP
Pós-Graduada em Gestão de Políticas Sociais – PUC-MG
MBA – Gestão Estratégica de Pessoas – Universidade Gama Filho - SP
Mestranda em Planejamento Urbano e Regional – UNIVAP –São José dos Campos - SP
 
Tendo em vista algumas reflexões sobre a importância da interdisciplinaridade no âmbito do Serviço Social para a gestão social, podemos identificar o trabalho de diversos assistentes sociais de maneira interdisciplinar nas organizações, projetos, programas como método de intervenção profissional e didática utilizada para a interpretação de complexas realidades.
É interessante verificarmos a transversalidade da nossa profissão face às outras, na equipe de saúde, na educação, no meio ambiente, na dependência química, na segurança pública, no campo jurídico, no campo de habitação, enfim nossa categoria tem aportes diversos para engrandecer-se na transversalidade de atuações diversas com outras profissões.
Isso nos favorece uma visão holística sobre as questões sociais que se apresentam para o serviço social e favorece também um avanço nas práticas diretas e indiretas e um crescimento nas estratégias de gestão social nas instituições.
Temos a necessidade da cooperação com outros profissionais no âmbito de trabalho construindo uma história de interdisciplinaridade que nos remete a conceitos e implicações iniciado na década de 90. Portanto, estarmos atentos às mudanças e às transformações na gestão social é encontrarmos as diferentes abordagens e interpretações da atuação do assistente social, interagindo com outras áreas do conhecimento para que a nossa proposta político-profissional favoreça as reconceituações e ajustes necessários.
As diferentes dimensões da profissão e suas implicações no campo da interdisciplinaridade nos apontam conexões que se tornam fundamentais para ajustarmos os descompassos existentes entre o saber e o agir.
O grau de cooperação e coordenação entre as profissões é um avanço da visão coletiva, da interpretação holística da realidade, que nos possibilita efetivar estudos diferenciados, ou direcionados sob prismas diversificados que possam ser da compreensão de todos os envolvidos. 
É necessário refletirmos sobre as práticas institucionais interdisciplinares, às quais estamos inseridas e entendermos que não há método ideal e adequado para a prática interdisciplinar, pois muitas vezes encontramos modismos que designam tendências de diversas iniciativas, mas que nem sempre se constituem como interdisciplinares. Diante disso é importante frisar que as competências isoladas não conseguem atender às exigências e complexidades dos problemas atuais, daí a necessidade das relações profissionais e de poder devem construir um processo de horizontalidade onde as estratégias de ação devam ser comuns estabelecendo uma troca recíproca de conhecimentos entre as diferentes disciplinas do conhecimento.
Quanto à intervenção interdisciplinar do assistente social acreditamos ser importante considerar alguns conceitos que apresentam relações semelhantes no grau de cooperação e coordenação entre as disciplinas:
· Multidisciplinaridade: o trabalho acontece de forma isolada, geralmente com troca e cooperação mínima entre os profissionais;
· Pluridisciplinaridade: os profissionais se agrupam de forma justaposta, com cooperação, porém cada um decide isoladamente;
· Interdisciplinaridade auxiliar: um profissional predomina sobre os demais, coordenando-os;
· Transdisciplinaridade: a coordenação é realizada por todos os profissionais propondo a criação de um campo com autonomia teórica, disciplinar e operativa.
Esses conceitos nos fazem compreender que a interdisciplinaridade no Serviço Social situa-se, portanto, em um nível avançado de cooperação e coordenação, de forma que todo conhecimento seja valorizado, com relações de intersubjetividade e de co-propriedade baseadas em uma atitude de diálogo argumentativo.
É preciso haver respeito à autonomia e à criatividade inerentes a cada área para que não sejam influenciadas ou excluídas do processo interdisciplinar, pois enquanto princípio a interdisciplinaridade significa a máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da compreensão de seus limites, mas, acima de tudo, o princípio da diversidade e da criatividade, segundo (BIANCHETTI,1995).