Flávia Hilário Cassiano Graduada em Serviço Social – UNITAU –Taubaté-SP
Pós-Graduada em Gestão de Políticas Sociais – PUC-MG
MBA – Gestão Estratégica de Pessoas – Universidade Gama Filho - SP
Mestranda em Planejamento Urbano e Regional – UNIVAP –São José dos Campos - SP
Tendo em vista algumas reflexões sobre a importância da interdisciplinaridade
no âmbito do Serviço Social para a gestão social, podemos identificar o
trabalho de diversos assistentes sociais de maneira interdisciplinar nas
organizações, projetos, programas como método de intervenção profissional e
didática utilizada para a interpretação de complexas realidades.
É interessante verificarmos a transversalidade da nossa profissão face
às outras, na equipe de saúde, na educação, no meio ambiente, na dependência
química, na segurança pública, no campo jurídico, no campo de habitação, enfim
nossa categoria tem aportes diversos para engrandecer-se na transversalidade de
atuações diversas com outras profissões.
Isso nos favorece uma visão holística sobre as questões sociais que se
apresentam para o serviço social e favorece também um avanço nas práticas
diretas e indiretas e um crescimento nas estratégias de gestão social nas
instituições.
Temos a necessidade da cooperação com outros profissionais no âmbito de
trabalho construindo uma história de interdisciplinaridade que nos remete a conceitos
e implicações iniciado na década de 90. Portanto, estarmos atentos às mudanças
e às transformações na gestão social é encontrarmos as diferentes abordagens e interpretações
da atuação do assistente social, interagindo com outras áreas do conhecimento
para que a nossa proposta político-profissional favoreça as reconceituações e
ajustes necessários.
As diferentes dimensões da profissão e suas implicações no campo da interdisciplinaridade
nos apontam conexões que se tornam fundamentais para ajustarmos os descompassos
existentes entre o saber e o agir.
O grau de cooperação e coordenação entre as profissões é um avanço da visão coletiva, da interpretação holística da realidade, que nos possibilita
efetivar estudos diferenciados, ou direcionados sob prismas diversificados que
possam ser da compreensão de todos os envolvidos.
É necessário refletirmos sobre as práticas institucionais interdisciplinares,
às quais estamos inseridas e entendermos que não há método ideal e adequado
para a prática interdisciplinar, pois muitas vezes encontramos modismos que
designam tendências de diversas iniciativas, mas que nem sempre se constituem
como interdisciplinares. Diante disso é importante frisar que as competências
isoladas não conseguem atender às exigências e complexidades dos problemas
atuais, daí a necessidade das relações profissionais e de poder devem construir
um processo de horizontalidade onde as estratégias de ação devam ser comuns
estabelecendo uma troca recíproca de conhecimentos entre as diferentes
disciplinas do conhecimento.
Quanto à intervenção interdisciplinar do assistente social acreditamos
ser importante considerar alguns conceitos que apresentam relações semelhantes
no grau de cooperação e coordenação entre as disciplinas:
·
Multidisciplinaridade:
o trabalho acontece de forma isolada, geralmente com troca e cooperação mínima
entre os profissionais;
·
Pluridisciplinaridade:
os profissionais se agrupam de forma justaposta, com cooperação, porém cada um
decide isoladamente;
·
Interdisciplinaridade
auxiliar: um profissional predomina sobre os demais, coordenando-os;
·
Transdisciplinaridade:
a coordenação é realizada por todos os profissionais propondo a criação de um
campo com autonomia teórica, disciplinar e operativa.
Esses conceitos nos fazem compreender que a interdisciplinaridade no
Serviço Social situa-se, portanto, em um nível avançado de cooperação e
coordenação, de forma que todo conhecimento seja valorizado, com relações de intersubjetividade
e de co-propriedade baseadas em uma atitude de diálogo argumentativo.
É preciso haver respeito à autonomia e à criatividade inerentes a cada
área para que não sejam influenciadas ou excluídas do processo interdisciplinar,
pois enquanto princípio a interdisciplinaridade significa a máxima exploração
das potencialidades de cada ciência, da compreensão de seus limites, mas, acima
de tudo, o princípio da diversidade e da criatividade, segundo (BIANCHETTI,1995).