quarta-feira, 1 de maio de 2013


12 idéias para promover o desenvolvimento territorial

 Material útil para quem deseja planejar ações exeqüíveis e que alcancem o objetivo almejado: o desenvolvimento territorial.
19/06/2009
1. Organizar redes de atores locais e criar instrumentos de governança compartilhada tais como fóruns, conselhos, consórcios, comitês, pactos, agências ou correlatos, onde as lideranças locais possam fazer o planejamento participativo e a gestão compartilhada do desenvolvimento local.
2. Identificar as potencialidades locais, ou seja, os negócios com melhores condições para o fortalecimento da economia local, a conquista da competitividade e da sustentabilidade das empresas; a geração de trabalho e renda e a ampliação do mercado local.
3. Apoiar o empreendedorismo local, facilitando o acesso a serviços de desenvolvimento empresarial (capacitação em gestão empresarial, inovação tecnológica, comercialização, acesso ao crédito, incubadoras de negócios etc.)
4. Criar um ambiente favorável para as pequenas empresas locais, com menos burocracia, menos impostos, mais incentivos, utilizando instrumentos como a Lei Geral das Micro e Pequenas
Empresas e a formalização do Empreendedor Individual.
5. Difundir o empreendedorismo entre os jovens e as mulheres, de modo a reter os melhores talentos.
6. Estimular a poupança local e combater a drenagem de recursos para os grandes centros.
7. Ampliar o acesso ao crédito por intermédio do cooperativismo de crédito e das instituições de microfinanças.
8. Desenvolver competências locais para captação de recursos em fundos públicos e de cooperação internacional (elaboração e negociação de projetos).
9. Estimular as compras governamentais de produtos locais e apoiar experiências de comércio justo ou de comércio ético e solidário.
10. Apoiar a criação de marcas próprias, melhorias de design, certificação de produtos, adequação de embalagens e o acesso a novos mercados.
11. Estimular a inovação e a diferenciação de produtos a partir da sua identidade territorial.
12. Estimular o cooperativismo e as experiências de economia solidária.
Juarez de Paula é sociólogo e gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE.

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